Tuesday, January 05, 2010

Pinto da Costa: «Roubos de igreja ainda são atuais»

LÍDER PORTISTA LEMBROU EXPRESSÃO DE PEDROTO EM ATAQUE AO BENFICA

A dois dias de se assinalar o 25.º aniversário da morte de José Maria Pedroto, Pinto da Costa recordou os bons momentos que passou ao lado do homem que o ajudou a projetar o nome do FC Porto a nível nacional e internacional. O presidente lembrou a luta do "mestre" contra a corrente da altura e não se coibiu de estabelecer um paralelismo com o momento atual.

"Para o futebol português, ele significou um ponto de viragem muito importante contra um sistema que estava instalado. Ficaram célebres algumas declarações dele como os "roubos de igreja" quando íamos à Luz. Infelizmente, hoje ainda são atuais. O homem deu um grito para que todo o país notasse que havia um centralismo em Portugal - que continua a ser cada vez maior - e marcou profundamente todos os que lidaram com ele", apontou Pinto da Costa, em declarações exclusivas à Agência Lusa.

O líder portista não esquece o técnico que esteve na base da afirmação da equipa de futebol, reconhecendo nele qualidades ímpares: "Mais do que um treinador, Pedroto foi um grande homem, com uma personalidade vincada e uma verticalidade exemplar. Um defensor das causas em que acreditava, um lutador. Teria sido grande em qualquer atividade pela qual tivesse enveredado, pois era um homem excecionalmente inteligente e de palavra, o que, infelizmente, é raro."

Fonte: Record

No comments: