Saturday, April 17, 2010

O que fazer quando ficamos presos por causa de um vulcão que está a 2207.43 km de distância a brincar aos sinais de fumo?



Estava eu em Munique calmamente a ver apartamentos quando me dizem que há problemas no Reino Unido por causa de uma nuvem de cinzas vulcânicas, e penso eu, mas que falta de cultura geral, então não sabem que o Reino Unido não são ilhas vulcânicas …
Só mais tarde vi as notícias que um vulcão na Islândia estava a tentar dizer alguma coisa ao mundo através de sinais de fumo.
No final da tarde vejo-me preso em Munique porque o vôo que tinha para Manchester não ia sair, tratei de procurar um hotel e mudar o meu vôo para o dia seguinte e fui-me tentado manter informado da evolução das notícias. No final da manhã seguinte confirmam-me que o vôo estava outra vez cancelado … :( os hotéis estavam agora a rondar os 200 Euros a noite, não há comboios que estão todos esgotados, e fiquei sem saber o que fazer, e como iria eu ultrapassar este dilema.
Decidi ver se havia carros para alugar e depois de ouvir a senhora da Hertz a dizer a 3 pessoas que não havia carros, eu fui fazer também a mesma pergunta e nem a terminei pois a senhora disse-me logo que não havia mais carros, mas insisti como por instinto se haveria um carro que se pudesse deixar no Reino Unido, um que não tivesse de trazer de volta à Alemanha e eis que por milagre a senhora me diz que sim há um carro inglês que era para um senhor que não conseguiu voar para Munique, mas que será muito caro 2000€!
Depois de fazer as contas a quanto teria de pagar para ficar mais dois dias em Munique mais o que a empresa pode recuperar do meu bilhete cancelado estabeleci o meu máximo a pagar e depois de conseguir negociar um pouco com a senhora chegamos a acordo na módica quantia de 740€ para um carro que eu podia deixar em Manchester no dia seguinte e que eu estava a fazer o favor de levar um carro que eles não iam poder usar na Alemanha.


E assim me fiz à estrada para mais uma aventura, sem conhecer as estradas da Alemanha, sem sistema de navegação (só me conseguiram ensinar a trabalhar com ele em Manchester …) num carro enorme, com mudanças automáticas que nunca tinha experimentado (que adorei apesar de alguns sustos no caminho), com volante à direita e com umas indicações gerais do Google maps.

Foi um passeio calmo com um trânsito louco na Alemanha :( e auto-estradas sem trânsito em França, lá consegui chegar a Calais :) e quando pensei que estava feito o mais complicado … uma fila gigante de gente a tentar fazer o mesmo que eu, comprar um bilhete para atravessar o canal. Era 1 da manhã, um frio de loucos e a Cruz Vermelha a dar café para manter as pessoas quentes, há que encontrar uma solução, ver se havia bilhetes online que a fila era coisa para demorar umas duas horas para ser atendido, mais não sei quanto tempo para ter barco …

Depois de estar ao telemóvel com a Isa, as pernas a tremer do frio, a beber um café e na conversa com o resto das pessoas a ver de onde vinha meio mundo, lá conseguimos para o porto de Boulogne um bilhete para mim e mais um bilhete para um senhor de 73 anos e uma colega dele que estava sem carro e que iam ficar em Cambridge que decidi ajudar. 40 minutos depois estávamos em Boulogne a relaxar no carro e a aguardar pelo barco.

Às 6 da manhã chegou o nosso barco atrasado uma hora e 2 horas depois já estávamos nas estradas de Dover, daí até Manchester (20 horas depois de sair de Munique) foi uma viagem calma sem trânsito e com companhia parte do caminho o que me soube bem.

E assim termina mais uma aventura :) isto se tiver avião dia 26 ...

1 comment:

Lara said...

Ola,
Podes crer. Que aventura:)
Já cá estás, relaxa... pelo menos por uns dias. Ver se combinamos algo.
Beijinhos